sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Waldir Calmon: Feito Para Lembrar...


Waldir Calmon
                                  Feito Para Lembrar

                                                                 Por: Hugo Kochenborger da Rosa


Waldir Calmon e seu Conjunto foram a síntese de tudo o que havia de mais sofisticado nos dourados anos 50 para a música brasileira.   Filha do pianista, a cantora Márcia Calmon disponibiliza para os fãs de seu pai um interessante sítio, onde procura manter vivo seu legado, resgatando nas entrelinhas um pouco da significação de Calmon para  a MPB. Lá o visitante ainda acessa a biografia, discografia e muitas outras curiosidades sobre a trajetória artística do músico, que foi um dos maiores vendedores de discos do país entre os anos 50 e início dos anos 60.
Márcia bate um papo agora com o Insert Cultural, onde fala não só sobre Waldir Calmon, como também sobre sua própria carreira artística: Confira!
Márcia Calmon
Hugo -  Márcia, como e aproximadamente com que idade Waldir se descobriu musicalmente?

Márcia Calmon (MC) - Desde sempre, meu pai teve uma ligação com a música. A mãe dele, Helena, sabia tocar piano, violão e violino e ensinou um instrumento a cada filho. Ao meu pai, coube o piano. Como toda criança, ele ficava entediado com os inúmeros exercícios que minha avó passava. Ele contava que ficava tocando com uma chave em cima de cada mão enquanto sua mãe permanecia na cozinha, atenta. Se as chaves caíssem ou ele errasse alguma execução, ela chamava a sua atenção da cozinha mesmo. Quando quis desistir, minha avó disse que ele deveria ser perseverante e aprender o piano, pois havia sonhado com um grande amigo, já falecido. No sonho, esse amigo, Sr. Deovô, teria dito a ela que a música era o único caminho do pequeno Waldir.
     Já com catorze anos, ele montou um pequeno grupo com baixo, bateria, piano, trompete e sax e passaram a animar festas pelas redondezas. Meu pai também cantava, mas sempre reclamou de não ter uma boa voz. Quando foi estudar na Academia do Comércio de Juiz de Fora, MG, em regime de internato, fugia à noite para tocar.

Hugo - Ao chegar no Rio de Janeiro, com 17 anos de idade, Waldir trouxe em mãos uma carta de recomendação endereçada ao brilhante flautista Benedito Lacerda. Em que sentido essa recomendação ajudou seu pai no princípio de carreira?

MC - Benedito Lacerda o indicou para um pequeno trabalho, como cantor e pianista, na rádio Guanabara. A partir daí, fez contatos e começou a trabalhar em vários lugares e com pessoas importantes, como Ataulfo Alves e Eva Todor. O primeiro registro em disco de seu piano data de 1941, acompanhando Ataulfo na música Leva Meu Samba.
Ataulpho Alves

O flautista Benedito Lacerda

Hugo -  Waldir foi um artista muito a frente de seu tempo, introduzindo na música brasileira nos anos 1940 o solovox, um pequeno sintetizador (espécie de tataravô dos teclados eletrônicos atuais), e que acoplado ao teclado do piano,  conferia uma sonoridade única aos arranjos de sua orquestra.  Explique melhor pra gente no que a adição desse elemento sonoro revolucionou a música que se fazia na época.

MC - No começo da década de 40, meu pai tocou o primeiro solovox que Jardel Jércolis trouxe para o Brasil. O solovox era um pequeno teclado importado, eletrônico e monofônico (não fazia acordes) de três oitavas. Era, portanto, um instrumento solista. Naquela época, grande parte dos clubes no Brasil não tinha piano ou os pianos estavam em mau estado de conservação e, normalmente, os conjuntos eram formados por baixo acústico, violão elétrico, acordeon e bateria. Aos poucos, o acordeon, instrumento pesado e acústico, foi substituído pelo solovox por sua praticidade e fácil sonorização, pois era um instrumento amplificado. A novidade também despertou o interesse do público para outros tipos de sons eletrônicos, diferentes dos convencionais, e a demanda por inovações cresceu rapidamente. A partir daí, as fábricas americanas começaram a investir cada vez mais em instrumentos eletrônicos – além de terem timbres diferentes, a capacidade de amplificar o som desses novos instrumentos facilitava a vida dos músicos que tocavam em grandes salões ou casas de shows.
  Apesar de ter apenas três oitavas, o solovox podia reproduzir alguns timbres diferentes, como os teclados de hoje, apenas selecionando um de seus botões.

O solovox

Hugo - Na segunda guerra, Calmon foi convocado para servir no “Batalhão de Guardas da Presidência da República”, no Palácio do Catete. Isso numa época em que o Rio de Janeiro era a Capital Federal. Foi uma época muito dura para Waldir, mas também houveram momentos muito engraçados. Explique essa dicotomia vivida pelo pianista na oportunidade

MC- Ele conciliava o trabalho diurno com o noturno: o exército, o teatro Serrador, a rádio Globo e a boate Meia-Noite, do Copacabana Palace. Dormia cerca de 30 minutos por noite e contava que sempre andava de bonde pendurado no balaústre, dormindo em pé. Para conseguir acordar todas as manhãs, colocava três despertadores em uma panela para fazer bastante barulho.  Como homem e solteiro, bolou uma técnica de dispor o terno entre o colchão e o estrado da cama para ficar sempre bem “esticadinho” (Risos).  

Hugo - A partir de 1951, Waldir começou a gravar seus próprios discos. No ano seguinte começou a apresentar na TV Tupi do Rio de Janeiro o programa “Ritmos S. Simon”, que permaneceu durante 10 anos no ar. No que consistia esse programa?

Waldir Calmon foi um dos pioneiros da televisão  com seu programa Ritmos S. Simon apresentado durante 10 anos na TV Tupi, a partir de 1952.
Apresentação de Waldir Calmon no programa "Os Melhores da Semana" (com patrocínio da Mullard Rádio e TV e da Casa Neno S/A), TV Tupi nos anos 50. 

MC - O programa Ritmos S. Simon ia ao ar, ao vivo, todos os sábados pela TV Tupi e, posteriormente, pela TV Rio e era patrocinado pela loja de lustres S. Simon – o “S” era de Sílvio, nome do dono da loja. O formato do programa era o mesmo de um baile: o conjunto se reunia no palco e começava a tocar as músicas de maior destaque do repertório de Waldir Calmon, sem paradas, exatamente como o lado corrido dos discos da série Feito Para Dançar. Só paravam durante os intervalos comerciais. Minha mãe, cantora, chegou a trabalhar com ele nesses programas antes de se casarem.

Hugo - Em 1952 surgiu uma nova etiqueta de discos com fábrica própria: A “Rádio Serviços e Propaganda Ltda” (Long Play Radio), sendo Waldir o artista convidado juntamente com sua orquestra para inaugurar a nova gravadora com o primeiro disco, entitulado “Ritmos Melódicos”. Esse disco foi seguido por vários outros, e em 1956 Waldir registraria pela mesma gravadora uma música que se tornaria um verdadeiro Hino do Futebol Brasileiro.  Trata-se da canção de Luiz Bandeira de nome “Na Cadência do Samba”, mais tarde conhecida popularmente como “Que Bonito É”.  Essa música, que originalmente foi tema do cine-jornal esportivo Canal 100 TV, com o passar do tempo seria incorporado como trilha esportiva da maior parte das emissoras de rádio e TV em todo o país, estando praticamente para o futebol tanto quanto “Jingle Bells” é a própria essência  de uma música natalina. ..

MC - O Canal 100 (1957–2000) era um cine-jornal que cobria fatos relevantes no Brasil e no mundo, mas o destaque mesmo era para a parte esportiva, graças à alta qualidade de suas imagens, em ângulos inusitados, em que se podiam ver, em detalhes, todas as jogadas. Era a parte final do jornal e justamente onde entrava a música Na Cadência do Samba. Em uma época em que televisão era artigo de luxo, e mesmo aqueles que a possuíam não conseguiam ver imagens muito boas, a função do cine-jornal Canal 100 era muito importante. Era exibido sempre antes do filme principal e algumas pessoas iam ao cinema apenas para assisti-lo.
     Não sabemos como essa música foi escolhida para fazer parte do Canal 100, mas o fato é que ela era executada em todos os cinemas do Brasil (capitais e interior) em todas as sessões, diariamente. Por causa dessa vinculação maciça, a música ficou conhecida em todo o território nacional. Depois que o Canal 100 deixou de abrir as sessões de cinema no Brasil, a música passou a ser o tema dos jogos da seleção brasileira de futebol pela TV Globo. O autor, Luís Bandeira, vendeu os direitos da música há muitos anos e meu pai nunca recebeu um centavo pelos direitos de intérprete. Quando tentou, o órgão arrecadador respondeu-lhe que seria difícil o pagamento, pois “na música instrumental é muito complicado reconhecer o intérprete e, portanto, pagar os devidos direitos”... Coisas do Brasil.
A música "Na Cadência do Samba" de Luiz Bandeira sob a execução da orquestra de Waldir Calmon, foi o tema do cinejornal esportivo Canal 100 TV
                Waldir também participou de vários filmes, como "Hoje o Galo Sou Eu" (1958)


O maestro e pianista Waldir Calmon sendo laureado por Lúcio Rangel e Fernando Lobo  em 1957 pela vendagem de 100.000 cópias atingida pela série "Feito Para Dançar"




Hugo -  Outra série de discos fantástica  lançada por Waldir, foi a “Feito para Dançar”, lançada em 1953, e que em 1957 atingiria  um número de mais de 100.000 cópias vendidas, sendo o pianista laureado com disco de ouro e tudo o mais...


MC- A série de LPs Feito Para Dançar teve doze volumes e uma característica inédita: o lado A de cada disco não tinha intervalos. As músicas eram tocadas ininterruptamente como em um baile – feito, sob medida, para as festinhas em casas de família. Essa série também teve o primeiro disco popular editado em 12 polegadas no país.
     Se imaginarmos um Brasil com uma população e poder aquisitivo bem menores, indústria fonográfica ainda emergente e com problemas de distribuição de discos pelo imenso território nacional (problema que, aliás, existe até hoje), temos uma noção da importância desse fato. Meu pai chegava a ter três LPs, simultaneamente, nas paradas e alguns compactos também – que, geralmente, eram extraídos dos LPs. Isso só era possível porque ele lançava mais de um disco por ano e fico imaginando em que tempo ele conseguia pesquisar e selecionar repertório, compor, gravar, fazer programas no rádio e na TV e ainda viajar por todo o país com seu grupo. Ah, ainda fez participações e trilhas para o cinema...
Hugo - Waldir foi também um dos precursores do Rock no Brasil, ao lançar no seu disco Chá Dançante, de 1957 uma versão cheia de swing da canção-símbolo do movimento, gravada originalmente dois anos antes por Bill Halley and His Comets. A música era Rock Around The Clock.  Como essa gravação foi recebida pelo público da orquestra de Waldir Calmon? 

MC - A análise dessa gravação é muito interessante, pois o ritmo toca samba o tempo todo e o baixo, o piano e a guitarra ficam alternando entre samba e rock. Em determinado momento, o ritmo toca samba e o baixo, rock. É uma mistura inusitada e alguns historiadores atribuem a criação do samba-rock a Waldir Calmon por causa desse registro. O samba-rock feito no Brasil, hoje em dia, é totalmente diferente, mas o ponto de partida teria sido essa música. Nos anos 70, o próprio Bill Haley, em uma turnê pelo Brasil, gravou o seu Rock Around The Clock em samba.
 A receptividade do público, ávido por novidades, foi excelente e Waldir Calmon, que sempre gostou de criar, nunca mais parou de experimentar. Um de seus mais bem-sucedidos discos foi o LP Clássicos Para Dançar, onde gravou o sucesso Mercado Persa, por exemplo, em ritmo de samba.

Hugo - Em 1956 Waldir gravou um disco com Ângela Maria pela Copacabana, intitulado “Quando os Astros se Encontram”.  Como era esse trabalho?

MC – Na época, os dois eram contratados da Copacabana Discos e, até onde sei, os artistas que mais vendiam no cast da gravadora. Meu pai, que adorava pesquisar músicas com ritmos latinos, já conhecia Babalu, da cubana Margarita Lecuona, e apresentou a canção à Ângela. Também lhe sugeriu uns fraseados para destacar a beleza e a extensão de sua voz e, assim, valorizar a música. Babalu acabou se tornando o maior sucesso da carreira de Ângela Maria.  A repercussão do trabalho foi tão positiva que a Copacabana quis que a dupla gravasse um segundo disco, mas, por problemas de agenda, Waldir Calmon não pôde realizar esse projeto.

Hugo - Nos anos 50, Waldir Calmon manteve em funcionamento uma refinadíssima casa noturna, o Arpége.  O que essa casa significou para a noite carioca de então e também para a MPB?

MC - Meu pai abriu a Arpége em 1956. O nome veio de um perfume feminino francês, lançado em 1927 pela Lanvin, que faz alusão ao arpeggio (execução sucessiva das notas de um acorde musical). A Arpége ficava na rua Gustavo Sampaio, no Leme, perto de outras boates elegantes, como Drink (da família de Cauby Peixoto), Sacha’s e Fred’s. Na época, o Rio de Janeiro era capital federal e muitos políticos, socialites e celebridades internacionais freqüentavam a noite carioca. Quase todas as noites, havia filas na porta da boate e a Arpége tornou-se um ponto de encontro e de shows muito importante na cidade. Nomes como Tom Jobim, Ary Barroso, o então iniciante Chico Buarque, Odete Lara e MPB 4 se apresentaram no palco desta casa noturna. Historiadores contam que Vinícius de Moraes conheceu Baden Powell durante um show na Arpége. Quase todos os grandes nomes da época se apresentaram na boate.
O Arpége foi uma casa noturna muito badalada no Rio de Janeiro dos anos 50
Hugo -  A partir de meados dos anos 60, as vendagens dos discos de Waldir começaram a cair progressivamente.  Mesmo assim, Waldir prosseguiu gravando até quase sua morte em 1982, com um repertório sempre atualizado. A que fatores você atribuiria essas mudanças na preferência popular?

MC - Como músico, Waldir Calmon possuía uma sensibilidade aguçada para selecionar seu repertório – até mesmo porque sempre esteve em contato direto com o público, pois, tocando em boates e clubes, pôde conhecer a preferência musical dos dançarinos. Do ponto de vista técnico, o bom gosto e a criatividade nos arranjos se destacavam em suas gravações e a execução do piano, sempre nítida em seu estilo inconfundível, complementava o trabalho. Além do repertório e de sua performance, meu pai beneficiou-se dos costumes sociais dos anos 50.
     Os jovens não possuíam condição financeira de freqüentar boates e as mocinhas de família não circulavam sem seus pais. Além disso, eram poucos os colégios mistos e o tabu sobre o assunto era enorme As domingueiras em casas de amigos e os bailes eram, então, a melhor forma de conviverem socialmente.. Exatamente por essa razão, Waldir Calmon lançou os LPs com músicas ininterruptas, proporcionando cerca de trinta minutos de namoro musical. Em síntese, a música proposta por meu pai adequava-se perfeitamente à época: o repertório escolhido com esmero; a execução impecável; o sucesso na capital federal, Rio de Janeiro, que o projetou para todo o Brasil, e a presença constante de seus discos em festas de integração entre os jovens e nas casas noturnas, fazendo fundo musical também para os romances adultos, o tornaram símbolo de uma época.
     Apesar de sua estréia em solo brasileiro em 1950, a TV só ganhou verdadeiro impulso nos anos 60. O rádio foi gradualmente perdendo a sua importância e a magia dos 50 foi substituída pela realidade das imagens televisivas dos anos subseqüentes. O valor da imagem cresceu e reformulou a linguagem artística. No Brasil, a ditadura política também acabou afetando a cultura e os artistas, na tentativa de burlar as novas regras, mudaram a forma de se expressar através de suas obras.
     A partir dos anos 60, a música passou a ter uma função social bem diferente daquela que possuía nos anos 50. A invenção da pílula anticoncepcional permitiu à mulher administrar a própria sexualidade como quisesse e os jovens passaram a conviver com maior liberdade. O Rio de Janeiro também deixou de ser a capital federal e perdeu grande parte de seu prestígio e dinheiro circulante com a ida dos políticos para Brasília. Enfim, a valorização da imagem, a transformação da música de entretenimento, a revolução sexual e a mudança da capital federal atuaram em conjunto na modificação do cenário brasileiro da década de 60 e a música instrumental, proposta por meu pai, foi perdendo o seu espaço. Juntos, esses fatores atuaram de forma decisiva na transformação de um contexto que antes beneficiara Waldir Calmon.


Roberto Carlos situa-se entre um dos inúmeros admiradores do pianista.
Hugo - Márcia, apesar de formada em jornalismo, você também optou por seguir o caminho artístico, assim como seu pai, tendo chegado a fazer inclusive aulas de canto lírico no Brasil e na França.  Quando você teve esse “click” da arte desperto, e por que escolheu o caminho da MPB, em especial da Bossa Nova e do Chorinho?

MC- Como meu pai, sempre tive contato com a música. Graças ao trabalho dele, sempre ouvi todos os tipos de música: instrumental, cantada, nacional, internacional, novas, antigas... Gosto de vários estilos, mas meu coração pende para a bossa-nova e o chorinho. São estilos distintos, mas igualmente desafiadores e belos
.
Hugo - Quais suas maiores influências musicais?
MC- Nossa, tantos artistas...  Começando pelas cantoras, no Brasil, a maior de todas, mãe de todas as cantoras populares brasileiras: Carmen Miranda, claro! Mas amo Dalva de Oliveira, Marlene (com quem tive a honra de trabalhar por mais de uma década), Ademilde Fonseca, Clara Nunes, Leny Andrade, para citar algumas. No mercado internacional, Ella Fitzgerald, Barbra Streisand, Sade, Edith Piaf e Karen Carpenter (Carpenters) – esta, pela beleza inigualável e doçura quase angelical de seu timbre. Mas adoro o trabalho de João Bosco, Vinícius, Tom Jobim, Baden, Djavan, Chico Buarque, etc..

Hugo -  Você e seu marido, o maestro e arranjador Tranka, já estiveram em tournée por vários países. Como foi essa experiência?

MC- É sempre enriquecedor você conhecer outras culturas, outros hábitos, outro tipo de música e, principalmente, outra forma de o público se relacionar com o artista. Parece bobagem, mas isso muda muito de país para país. Também foi muito bom constatar que trabalho em uma área em que o Brasil é considerado um dos melhores do mundo.


Hugo - Como é o espetáculo  “Márcia Calmon Canta o Rio Antigo”?

MC - Nesse show, faço uma viagem pelo Rio de Janeiro efervescente dos anos 20 aos 60: canto Ernesto Nazareth (Odeon e Apanhei-te, Cavaquinho), Waldir Azevedo (Pedacinho do Céu, Brasileirinho e Delicado), Pixinguinha (Carinhoso e Lamento), Chico Anísio e Nonato Buzar (Rio Antigo), Benedito Lacerda (Dinorá), entre outros. Também temos um show de bossas-novas (Bossas-Novas e Outras Pérolas da MPB), onde interpreto os maiores ícones desse estilo, além de Djavan e João Bosco.

Hugo -  O que representa para você a Bossa Nova dentro da cultura musical brasileira?

MC- A Bossa Nova trouxe um novo frescor à música brasileira, tanto nas melodias, quanto nas harmonias e, principalmente, nas letras que falavam de amores bem-sucedidos – ao contrário daqueles dramalhões dos famosos boleros e sambas-canções. É incrível como a bossa-nova traduz a sensação praiana carioca, mas não se restringe apenas ao Rio de Janeiro. Em qualquer lugar que você estiver e tocar uma bossa-nova, parece que a brisa do mar estará soprando. É mágico.


                                                   Márcia Calmon canta o clássico "Odeon" de Ernesto Nazareth

Hugo - Quais seus projetos para o futuro imediato?

MC- Estamos planejando mesclar os dois shows, Marcia Calmon Canta o Rio Antigo e Bossas-Novas e Outras Pérolas da MPB, em um único espetáculo para me dedicar aos estilos que mais aprecio. Infelizmente, teremos que cortar algumas músicas para não ficar longo demais e esse será o maior problema, pois amo todas que selecionamos com tanto carinho.

Circulou  no caderno de cultura "Blitz" da rede de radios e jornais Diário da Manhã, encartado em comum  nos jornais de Passo Fundo, Carazinho e Erechim (RS), em 28.10.2011
*Todos os direitos reservados pelo autor. Proibida a reprodução total ou parcial deste artigo, sem prévia autorização do titular.

3 comentários:

  1. Muito obrigada pela oportunidade, Huguinho, e também por lutar tanto para preservar a memória cultural no Brasil!

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  2. Foi uma grande honra tê-la entrevistado. Falar da carreira de seu pai e da sua sempre me é muito agradável, pois são amostras com pátina dourada, das belezas que se escondem na nossa música. Um beijão!!!

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  3. Marcia,Nós nos Conhemos em 1986 ou 1988 depois deste tempo perdir o contato com vc,para minha surpresa vc vem a ser amiga ou Empresária de um Amigo meu Michel Maluf,gostaria muito de poder reve-la.Um abraço Adilson

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