quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nas Ondas da Magia do Rádio: Valdir Comegno

Nas Ondas da Magia do Rádio

Valdir Comegno 
                                                            Por: Hugo Kochenborger da Rosa*
                        
Mais um belíssimo lançamento editorial, vem ao encontro a todos os amantes da magnificência do Rádio de outras eras. O Professor Valdir Comegno, 74, natural de Bauru/SP, está lançando mais uma obra que promete elucidar muitos fatos da trajetória desse instigante veículo comunicacional.  “Nas Ondas da Magia do Rádio”, sua mais recente investida no universo “escriba”, tem seu lançamento previsto para esse sábado (19).
Valdir, que é docente de Geografia,  já havia anteriormente lançado outra obra de referência sobre o assunto da História do Rádio, entitulada “A Magia do Rádio”, livro esse muito bem recebido tanto por entusiastas das encantadoras histórias dessa “caixinha mágica”, quanto pelos estudantes de Comunicação de um modo geral.  A prova disso é o fato da obra já se encontrar em sua segunda edição.
De um modo geral, Comegno evoca o conteúdo de seus livros, com a serenidade, riqueza de detalhes  e a certeza de quem “estava lá”, como testemunha “In loco” de tudo aquilo que é relatado.
O Insert aproveitou um dos raros momentos de folga desse entusiástico pesquisador morador da “Terra da Garoa”, e bateu um papo com com ele. Confira!!
Valdir Comegno
Hugo - Como surgiu seu amor pelo Rádio?

Valdir Comegno (VC) - Bem eu nasci praticamente na Era do Rádio, mas tudo começou em 1951 quando uma semana após ser eleita Rainha do Rádio, Dalva de Oliveira foi fazer uma apresentação em Bauru, interior de São Paulo, cidade onde morava. Nessa época eu estava com 14 anos e até então o Rádio nada significava para mim. A Bauru Rádio Clube, "PRG-8", até então única emissora de Rádio da cidade havia adquirido o prédio de um antigo cinema e transformado em auditório, por sinal moderno e com capacidade para 600 pessoas. Cada semana a Bauru Rádio Clube apresentava um cartaz vindo normalmente do Rio de Janeiro como Carmélia Alves, Francisco Carlos, Adelaide Chiozzo, Nelson Gonçalves e outros mais. Até que decidiram trazer Dalva de Oliveira, a cantora do momento, com muitas gravações nas paradas. Nessa época eu trabalhava como entregador de remédios de uma farmácia e faturava alguns trocados como “caixinhas”. Assim juntei o dinheiro que havia ganho na semana e fiz a minha reserva para assistir ao show. Até então eu nunca havia visto artista nenhum no palco e qual foi a minha surpresa ao ver aquela mulher linda, de olhos verdes, cantando com uma voz privilegiada. Dalva vinha de uma tumultuada separação conjugal e só se falava nela. A partir daí passei a sintoniza-la pelas ondas da Rádio Nacional e na primeira férias fui ao Rio para poder assisti-la. E assim, começou o meu amor por ela e pelo Rádio brasileiro.

Hugo - Seu primeiro livro "A Magia do Rádio"que já se encontra na segunda edição, onde a obra foi revisada e ampliada, foi fruto de um intenso e laborioso trabalho de pesquisa que levou mais de 10 anos. Como surgiu a idéia de editar um livro sobre esse assunto e de que modo você conseguiu reunir um bom "dossier" a respeito. Exatamente qual abordagem o entusiasta do Rádio encontrará por lá?

 
VC-  A partir do momento em que os LPs deram lugar aos CDs, comecei a colecionar gravações de Música Popular Brasileira. A  vinda dos aparelhos que transformam LPs em CDs minha coleção começou aumentar. Por essa época conheci alguns colecionadores de MPB com os quais comecei a fazer permutas. Foi então que comecei a guardar tudo o que encontrava: revistas, recortes de jornais, fotos, enfim tudo que dizia respeito aos anos dourados do Rádio. Por sugestão de uma amiga comecei a fazer anotações em um caderno que acabou se transformando em livro. Essa minha amiga costumava dizer: "Você tem que colocar no papel todo esse seu conhecimento. Já pensou em escrever um livro?"  Assim comecei a me organizar e acabei produzindo o livro "A Magia do Rádio" que felizmente já está na segunda edição. Isso tudo demorou dez anos, mas por displicência minha. Tinha época que trabalhava o assunto, depois vinha a preguiça e o assunto era engavetado. Assim foi, até o dia em que cheguei em casa e encontrei uma caixa de papelão no meio da sala. Era um computador, presente de um sobrinho. Depois de um curso rápido de informática, decidi terminar o livro. Hoje não levo mais dez anos para escrever um livro. O livro "A Magia do Rádio" aborda fatos e personagens da Era do Rádio, de 1922 data em que o rádio foi oficializado no Brasil até o final dos anos 60 quando a televisão ganhou força e passamos por uma ditadura militar. Como o livro é uma espécie de almanaque onde conto os principais acontecimentos de ano a ano, serve de guia para aqueles que pretendem se aprofundar no assunto, e isso me deixa muito feliz.
"A Magia do Rádio", primeiro livro de Valdir, já se encontra em sua 2ª edição (revista e ampliada)
Hugo -  E o seu novo livro, "Nas ondas da magia do Rádio", em que difere do anterior?
 
VC- O primeiro livro "A Magia do Rádio" foi focado em fatos e personalidades que marcaram a história do Rádio brasileiro, dos anos 20 aos anos 60, quando a televisão chegou com força total. "Nas Ondas da Magia do Rádio" mostra o caminho que o Rádio trilhou a partir dos anos 70, quando as emissoras para sobreviver tiveram que cortar gastos, eliminando os grandes elencos de cantores, radio atores, as orquestras e maestros. A partir dessa época o rádio se voltou aos programas de estúdio, dando ênfase ao jornalismo e ao esporte.

Hugo - Você chegou a freqüentar os auditórios de Rádio quando garoto? Que recordações tem dessa época mágica?

VC-  Comecei a freqüentar os auditórios de Rádio aos 15 anos. As férias escolares e de emprego passava no Rio de Janeiro. Durante o tempo que permanecia por lá ia a quase todos os programas das Rádios Tupi e Nacional. Os programas que mais gostava de assistir era o de Manoel Barcelos na Rádio Nacional, às quintas feiras e Caleidoscópio na Rádio Tupi aos domingos, dirigido por Paulo Roberto e Carlos Frias. Já o programa Cesar de Alencar era impossível de assistir. A fila começava se formar as quartas-feiras e a bilheteria só abria no sábado pela manhã! Para conseguir entrar era preciso pertencer ao Fã Clube da Emilinha ou da Marlene que compravam quase todos os ingressos para repassá-los aos associados. As recordações são agradáveis. Lembro-me de de que Dalva e Linda Batista haviam brigado e Dircinha estrearia na Rádio Tupi logo após o término do programa da Dalva.
Pois é o Fã Clube da Dalva providenciou caixas e mais caixas de confetes e serpentinas e durante o o programa fizeram aquele carnaval. Dircinha estreou com o palco cheio de confetes e serpentinas que não haviam sido jogados para ela e ainda com o auditório pela metade pois a ordem do Fã Clube era de que os fãs de Dalva se retirassem assim que o programa terminasse.

Hugo - Quais seus artistas preferidos do Rádio de outrora.


VC-  Gosto de Nelson Gonçalves, Jorge Goulart, Orlando Silva, Francisco Carlos, Nora Ney e Dalva de Oliveira.
Emilinha Borba, Marlene e a própria Dalva de Oliveira.

Hugo -  Você considera a televisão como a grande vilã para a perda gradativa do brilho do Rádio?

VC-  Não sei se podemos responsabilizar a televisão como a grande vilã para a perda gradativa do brilho do rádio. Acho que chegou a hora do rádio acompanhar os novos tempos e assim o fez, tanto assim que transferiu seus programas de auditório para a televisão que insiste em permanecer com o mesmo esquema. Acho que o rádio acompanhou os novos tempos, hoje ele é informativo e dinâmico.
Hugo -  O jovem atual tem se interessado pelo tema?

VC-  Os jovens de hoje curtem muito pouco música brasileira, preferem as bandas de rock, mas existe uma minoria que gosta dos artistas da era do Rádio e que se interessam pelo assunto. O meu livro "A magia do Rádio" teve boa aceitação pelos alunos dos cursos de comunicação.
Hugo - Qual a programação para o lançamento de "Nas Ondas da Magia do Rádio"?

VC-  Está prevista para o dia 19 de novembro uma tarde de autógrafos no Rojas All Suite Hotel, na Av. São João, 1.399, aqui em São Paulo, no horário das 15 às 18 horas. Paralelo ao lançamento do livro acontecerá um "sarau" com inúmeros artistas da Velha Guarda. Espera-se a presença dos cantores Roberto Luna, Silvana, Raimundo José e das radioatrizes Izaura Marques, Jessy Fonseca e Dayse Fonseca.

Hugo -  Onde os interessados podem adquirir seu novo livro?
VC-  Se alguém tiver dificuldade em adquirir meu novo livro "Nas Ondas da Magia do Rádio", poderá fazê-lo diretamente comigo pelo e-mail valdircomegno1@hotmail.com. Já o livro anterior, "A Magia do Rádio"; pode ser adquirido nas livrarias Cultura em São Paulo ou Instituto Memória em Curitiba. 
O preço de capa de “Nas Ondas da magia do Rádio” é 30,00.

Livro: “Nas Ondas da Magia do Rádio”
Autor: Valdir Comegno     Páginas: 200        Editora ABR
Circulou  no caderno de cultura "Blitz" da rede de radios e jornais Diário da Manhã, encartado em comum  nos jornais de Passo Fundo, Carazinho e Erechim (RS), em 18.11.2011
*Todos os direitos reservados pelo autor. Proibida a reprodução total ou parcial deste artigo, sem prévia autorização do titular.,

Nenhum comentário:

Postar um comentário